terça-feira, 17 de junho de 2008

Mexico






Localização Geográfica

México, com uma extensão de 1.958.201 quilômetros quadrados, tem fronteiras ao norte com os Estados Unidos, ao Sul com Guatemala e Belice, ao leste com o Oceano Atlântico e ao oeste com o Pacífico.
O Trópico de Câncer corta o país quase pelo centro e, dada sua extensão de norte à sul e sua especial orografia (descrição de montanhas), apresenta uma climatologia muito variada. É, em muitos outros aspectos, uma terra de altos contrastes.
A maior parte do território mexicano carateriza-se pela presença de montanhas e mesetas (pequeno planalto) e, a excessão dos estados do norte, onde predominam os desertos que contrastam com a exuberante vegetação das zonas do sul.

Aspectos Políticos
A constituição mexicana de 1917 criou uma república federal presidencialista com separação de poderes entre ramos executivo, legislativo e judicial separados. Historicamente, o executivo é o ramo dominante, com o poder investido no presidente, que promulga e executa as leis emanadas do parlamento, o congresso federal, ou Congresso de La Unión.
O Congresso tem vindo a desempenhar um papel de importância crescente desde 1997, quando os partidos da oposição pela primeira vez conquistaram ganhos importantes. O presidente também legisla por decreto executivo em certos campos econômicos e financeiros, usando poderes delegados pelo Congresso. O presidente é eleito por sufrágio universal para mandatos de seis anos e não pode voltar a exercer o cargo. Não existe vice-presidente; no caso de demissão ou de morte do presidente, um presidente provisório é eleito pelo Congresso.
O Congresso Nacional é bicameral e composto por um Senado (Câmara de Senadores) e uma Câmara de Deputados (Câmara de Deputados). A reeleição consecutiva é proibida. Os senadores são eleitos para mandatos de seis anos, e os deputados servem durante três anos. Os ocupantes dos 128 lugares do Senado são escolhidos através de uma mistura de eleição direta e de representação proporcional. Na Câmara (baixa) dos Deputados, 300 dos 500 deputados são eleitos diretamente em círculos uni nominais, e os restantes 200 lugares são eleitos através de uma forma modificada de representação proporcional com base em cinco regiões eleitorais. Estes 200 lugares foram criados para ajudar os partidos menores a ter acesso ao parlamento.

Divisões políticas :

O México sestá dividido em 31 estados e um Distrito Federal, que alberga a sede dos poderes federais. Os estados são os seguintes: Aguascalientes, Baja California, Baja California Sur, Campeche, Coahuila, Colima, Chiapas, Chihuahua, Durango, Guanajuato, Guerrero, Hidalgo, Jalisco, Estado de México, Michoacán de Ocampo, Morelos, Nayarit, Nuevo León, Oaxaca, Puebla, Querétaro, Quintana Roo, San Luis Potosí, Sinaloa, Sonora, Tabasco, Tamaulipas, Tlaxcala, Veracruz de Ignacio de la Llave, Yucatán, Zacatecas e México Distrito Federal

Demografia
O México é o mais populoso país de língua espanhola do mundo. Com 104.900.000 habitantes o México é um dos paises mais populosos da América. A composição étnica é bem diversificada, os eurameríndeos formam 60% da população em seguida os ameríndeos com 30%, europeus ebéricos 9%, outros 1%. O idioma oficial mexicano é o espanhol, mas existe línguas regionais, a principal é o náhuatl. Os cristianistas são 96,3% da população (católicos 93,8%, outros 9,9% - dupla filiação 7,4%) os sem religião são 3,2% junto com os ateístas, outros 0,5%. 74% da população vive na zona urbana, onde a capital mexicana é uma das maiores cidades do mundo, 26% vive na zona rural.

Economia
A moeda de circulação é o peso mexicano. O país produz anualmente US$ 637,2 bilhões. Após a assinatura do Acordo de Livre Comércio do Norte (NAFTA), em 1993, o México reergueu sua economia. O motor do “milagre” são as chamadas maquiladoras - montadoras norte americana que cruzam a fronteira em busca de custos menores e mandam a maior parte da produção de volta aos EUA. Nos últimos anos, porém, o desaquecimento da economia norte-americana gerou tendência recessiva no México e o governo procura novos parceiros comerciais. A força de trabalho é de 42,3 milhões. Principalmente café, algodão em pluma, e cana-de-açúcar são explorados na agricultura.

Aspectos Físicos

Relevo: O território mexicano é predominante montanhoso. Entre cadeias montanhosas encontra-se uma região de planaltos. Existe também uma planície costeira e o deserto de Sonora. Ponto culminante do país: pico de Orizaba com 5.452 m.
Clima: O clima tropical está na maior parte, mas também há o árido tropical, de montanhas.
Hidrografia: O México não conta com grandes rios navegáveis. O rio mais importante do país é o Grande do Norte. As principais bacias do México são: bacia do Atlântico, a do Pacífico e os bolsões do planalto, que são bacias interiores desprovidas de drenagem organizada.
Vegetação: Ao sul encontram-se florestas exuberantes, com árvores valiosas como o magno e o cedro vermelho. Ao norte a cobertura vegetal vai se reduzindo, se tornando desértica nas planícies de Sonora, onde ainda há cactos e plantas gramíneas (vegetação chapanal).



Nenhum comentário: